A quarta edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Mangualde arranca este sábado, 1 de março, e oferece a oportunidade a jovens entre os 12 e os 29 anos de apresentarem propostas para melhorar o concelho. As candidaturas podem ser submetidas até ao final de abril, através da plataforma Eu Participo (http://euparticipo.cmmangualde.pt) ou presencialmente nas Assembleias Participativas.
De acordo com o regulamento, o OPJ é destinado a jovens e grupos de estudantes matriculados no Agrupamento de Escolas de Mangualde, incentivando a sua participação na definição de projetos em áreas como Cultura, Educação, Desporto, Espaço Público, Turismo e Empreendedorismo, entre outras. Cada proposta deve ter um custo de execução inferior a dez mil euros.
Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal, destaca que a iniciativa, lançada em 2021, tem sido fundamental para promover o envolvimento cívico das novas gerações. O autarca sublinha que “ao dar voz aos jovens, estamos a contribuir para fortalecer a cidadania e a valorizar ideias inovadoras que podem fazer a diferença na comunidade”.
As propostas que cumpram os critérios do regulamento serão submetidas a votação entre 1 e 31 de julho, com o anúncio dos projetos vencedores previsto até 15 de agosto.
