Comboios circulam novamente na linha da Beira Alta entre Mangualde e Celorico da Beira

A reabertura do troço da Linha da Beira Alta entre Mangualde e Celorico da Beira aconteceu este domingo, 6 de abril, após o adiamento previsto no final de março, conforme já havia sido anunciado anteriormente.

Os trabalhos de modernização da ligação foram concluídos como previsto, e o processo de verificação dos requisitos de interoperabilidade ferroviária está em andamento, cumprindo a Diretiva (UE) 2016/797, que regula a interoperabilidade do sistema ferroviário na União Europeia.

A nota explica que a verificação de conformidade de interoperabilidade ferroviária está a ser realizada com sucesso por uma entidade terceira, o NoBo – Organismo Notificado, com o objetivo de garantir que todos os requisitos foram atendidos. Contudo, a emissão do Certificado de Verificação CE ainda está pendente, o que impede a emissão da Autorização de Entrada em Serviço. Este certificado é considerado “imprescindível” para a retoma da circulação de comboios.

Dessa forma, o início da exploração comercial da linha entre Mangualde, no distrito de Viseu, e Celorico da Beira, no distrito da Guarda, foi adiado inicialmente para o dia 30 de março, mas acabou por ser reiniciado no domingo, 6 de abril.

A primeira viagem foi realizada às 12h14, com partida da estação de Mangualde em direção a Vilar Formoso. Este é o retorno da Linha da Beira Alta, que esteve encerrada durante três anos, desde abril de 2022, para obras de requalificação.

Partilhe essa Noticia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *