Os cidadãos portugueses recenseados em território nacional ou temporariamente ausentes no estrangeiro terão, mais uma vez, a possibilidade de votar antecipadamente nas eleições legislativas marcadas para 18 de maio.
O voto antecipado estará disponível em três modalidades distintas, com prazos e requisitos específicos.
Voto Antecipado em Mobilidade – votação a 11 de maio
Todos os eleitores recenseados em Portugal podem votar uma semana antes da eleição, no dia 11 de maio.
Para isso, devem inscrever-se entre 4 e 8 de maio, através do site www.votoantecipado.pt ou por via postal, contactando a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
No dia da votação, o eleitor deverá apresentar-se na mesa de voto escolhida, com um documento de identificação e a indicação da freguesia de recenseamento. Caso não consiga votar nesse dia, poderá ainda fazê-lo no dia oficial das eleições, 18 de maio.
Voto Antecipado para Doentes Internados e Presos – votação de 5 a 8 de maio
Os eleitores hospitalizados ou em estabelecimentos prisionais podem votar entre 5 e 8 de maio.
A inscrição é obrigatória até 28 de abril, devendo ser feita eletronicamente ou por correio, com documentação que comprove a situação de impedimento.
O voto será recolhido no local por representantes da respetiva Câmara Municipal.
Voto Antecipado para Deslocados no Estrangeiro – votação de 6 a 8 de maio
Os eleitores temporariamente deslocados no estrangeiro por motivos profissionais, académicos ou de saúde não necessitam de inscrição prévia. Entre os dias 6 e 8 de maio, poderão votar presencialmente nos consulados ou postos definidos pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Devem apresentar um documento de identificação e indicar a freguesia onde estão inscritos.
Para mais informações, os eleitores podem consultar: