Encontro “Sector automóvel – presente e futuro” acontece em Mangualde

A Fiequimetal promove, na próxima sexta-feira no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde, um encontro que reunirá dirigentes sindicais, especialistas e trabalhadores das principais empresas do sector automóvel.

O evento tem como objetivo discutir os desafios da indústria, as condições de trabalho e as reivindicações sindicais.

O encontro decorre sob o lema “Aumentar salários, Valorizar carreiras, Melhorar condições de trabalho, Reconhecer desgaste rápido”, refletindo as principais preocupações dos trabalhadores do setor.

A importância do sector automóvel na economia nacional será um dos pontos em debate, tendo em conta que, em 2024, gerou 10,9 mil milhões de euros em receitas fiscais, o que corresponde a 17,8% da receita fiscal do Estado.

Com um universo de 35 mil empresas e 167 mil trabalhadores, os elevados lucros dos grandes grupos empresariais contrastam com os baixos salários oferecidos. A proposta de revisão salarial recentemente apresentada pela associação patronal ACAP mostra que 11 dos 13 níveis remuneratórios estão abaixo dos mil euros.

Outro tema relevante será a transição energética, com as metas estabelecidas pela União Europeia para a redução de emissões no sector automóvel em discussão. Também serão abordadas as posições dos representantes patronais, que insistem na narrativa da crise económica e tentam transferir os custos das soluções para os trabalhadores e a população.

O encontro deverá culminar com a aprovação de uma resolução contendo as principais reivindicações a serem apresentadas ao patronato e ao poder político.

Partilhe essa Noticia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *