Um homem de 46 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ter ateado, com recurso a um isqueiro, um incêndio florestal que consumiu uma vasta área no concelho de Mangualde, distrito de Viseu.
Segundo um comunicado da PJ, o incêndio teve origem no dia 27 de abril, numa zona densamente povoada por carvalhos, eucaliptos, giestas e mato, e que contava com habitações nas imediações.
As autoridades alertam que as chamas poderiam ter atingido proporções mais graves, não fosse a rápida e eficaz intervenção dos bombeiros.
No decorrer da investigação, foram recolhidos indícios que sustentam “fortes suspeitas” de que o detido será também o responsável por, pelo menos, outro incêndio ocorrido em agosto do ano passado na mesma área, o qual destruiu cerca de 1,52 hectares de floresta.
A detenção foi levada a cabo pela Diretoria do Centro da PJ, com o apoio do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Zona Centro, da GNR e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O suspeito será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de eventuais medidas de coação.