Linha da Beira Alta reabre este mês entre Celorico e Mangualde

O vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, confirmou hoje que o troço da Linha da Beira Alta entre Celorico da Beira e Mangualde será reaberto ainda este mês. No entanto, não avançou uma data para a conclusão do segmento Mangualde – Pampilhosa, essencial para a normalização completa da circulação ferroviária na linha.

“Até 31 de março, temos previsto já abrir o troço entre Celorico e Mangualde. O resto [Mangualde-Pampilhosa] abrirá assim que estiverem concluídos os processos de segurança que são obrigatórios por lei e que já não pertencem à Infraestruturas de Portugal”, afirmou Carlos Fernandes, à margem de uma reunião com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

O representante da IP reforçou que tanto o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, quanto a empresa, mantêm a previsão de conclusão das obras até 31 de março. “É nisso que estamos apostados”, reiterou.

Em dezembro de 2023, Miguel Pinto Luz garantiu na Guarda que a Linha da Beira Alta estaria integralmente operacional no primeiro trimestre de 2025. “Temos o compromisso, dado por mim, pelo primeiro-ministro, pelo Governo e pela IP, de que no primeiro trimestre do próximo ano teremos as obras concluídas dos restantes troços”, afirmou o governante após uma viagem ferroviária entre Celorico da Beira e Vilar Formoso.

A modernização da Linha da Beira Alta, que abrange 193 quilómetros entre Pampilhosa e Vilar Formoso, é um dos projetos estruturantes do Corredor Internacional Norte, visando melhorar a segurança e reduzir o tempo de percurso de passageiros e mercadorias entre o Centro e o Norte de Portugal e a fronteira espanhola. O investimento total previsto para a intervenção é de 600 milhões de euros.

Partilhe essa Noticia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *