O Município de Mangualde está a implementar um novo projeto de recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos alimentares, direcionado a utilizadores não domésticos, como restaurantes, cafés, cantinas, unidades hoteleiras e comércio local.
A medida visa reforçar a política ambiental do concelho, promovendo práticas mais sustentáveis no tratamento de resíduos orgânicos.
Sob o lema “Sou resto, mas ainda presto!”, a campanha pretende sensibilizar os estabelecimentos do setor HORECA para a correta separação e valorização dos resíduos biodegradáveis.
Os participantes recebem contentores próprios e são integrados num sistema de recolha regular, que assegura o encaminhamento destes resíduos para unidades de valorização orgânica.
O projeto é promovido pela Câmara Municipal de Mangualde, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, e conta com o apoio do Fundo Ambiental.
“A separação de biorresíduos é um passo essencial para atingirmos as metas ambientais que nos comprometemos a cumprir.
Para sensibilizar a comunidade e os utilizadores envolvidos, a Câmara Municipal irá promover, no próximo dia 27 de junho, sexta-feira, pelas 18 horas, uma sessão de sensibilização no Auditório da Câmara.
Este evento será uma oportunidade para esclarecer dúvidas, partilhar boas práticas e reforçar a importância da separação e valorização de biorresíduos.