Mangualde quer reduzir 60% dos gases de efeito estufa até 2030

A Câmara Municipal de Mangualde tem vindo a investir na transição energética com a ambição de reduzir em 60% as emissões de gases de efeito estufa até 2030, e alcançar uma redução de 80% até 2050.

Esta estratégia está integrada no Plano de Ação para a Energia Sustentável, que foi recentemente aprovado por unanimidade em reunião de Câmara e será submetido à próxima Assembleia Municipal, marcada para o dia 27 de fevereiro.

O presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, destaca a importância do plano: “Com este documento, o Município passa a implementar medidas integradas numa estratégia clara, que visa a neutralidade carbónica, alinhando-se com os compromissos do Acordo de Paris.”

O plano abrange um diagnóstico detalhado sobre o uso de energia e as emissões do município, focando-se nos setores mais relevantes do concelho, como a Indústria, Transportes e Serviços. Mangualde é uma área altamente industrializada, com 56 empresas no setor de Transporte e Logística, o que torna imprescindível a adoção de estratégias para mitigar os impactos das alterações climáticas.

O autarca também ressalta os investimentos já feitos, como os cerca de um milhão de euros aplicados nas Piscinas Municipais, e as futuras obras de similar valor previstas para o Centro de Saúde, com o objetivo de aumentar a eficiência energética.

Para Marco Almeida, o principal desafio será envolver a comunidade e os stakeholders locais para alcançar uma economia verde e um futuro mais sustentável: “São fatores determinantes para vivermos com mais e melhor qualidade de vida.”

O Plano de Ação para a Energia Sustentável visa não só a redução de emissões, mas também a criação de um concelho mais sustentável e resiliente às mudanças climáticas, alinhado com as metas ambientais globais.

Partilhe essa Noticia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *