Mangualde terá Ecoponto Florestal e de Compostagem no âmbito de investimento nacional contra incêndios

O município de Mangualde será um dos beneficiários da mais recente medida do Governo destinada à prevenção de incêndios florestais. Através de um financiamento de 1,5 milhões de euros atribuído pelo Fundo Ambiental, Mangualde vai receber um ecoponto florestal e de compostagem, reforçando a estratégia de gestão ativa dos seus espaços florestais e agrícolas.

A iniciativa, coordenada pelo Ministério do Ambiente e Energia, insere-se num plano mais amplo que abrange municípios do Norte e Centro do país.

O objetivo principal é reduzir de forma sustentada a área ardida anualmente, apostando na recolha, armazenamento e valorização de sobrantes agrícolas e florestais, que passarão a ser encaminhados para compostagem ou centrais de biomassa, evitando as queimas a céu aberto – uma das principais causas de ignições.

O projeto aprovado para Mangualde faz parte das 16 candidaturas que cumpriram todos os critérios de elegibilidade entre as 36 submetidas no concurso público que decorreu entre outubro e dezembro de 2023.

Além da vertente infraestrutural, o plano contempla ações de sensibilização junto das populações e formação técnica, contribuindo para a promoção de práticas sustentáveis e seguras na gestão de resíduos verdes.

Com esta medida, Mangualde reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a segurança ambiental, numa resposta concreta aos desafios crescentes das alterações climáticas e do risco de incêndios.

Partilhe essa Noticia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *