Stellantis Mangualde pondera exportar pelo porto de Aveiro

A Stellantis Mangualde está a estudar, em conjunto com o Porto de Aveiro, a viabilidade de escoar parte da sua produção automóvel destinada à exportação através daquela infraestrutura portuária. Esta possibilidade foi revelada por Amândio Marinho, Outbound Manager da unidade industrial, durante a mesa redonda “Transportes e Competitividade da Indústria Automóvel”, organizada pelo Transportes & Negócios, no âmbito da feira Empack e L&A, na Exponor.

Com um novo recorde de produção alcançado em 2024 e o arranque da produção em série de veículos elétricos, a unidade de Mangualde enfrenta atualmente constrangimentos logísticos resultantes da forte dependência do porto de Vigo, por onde escoa cerca de 70% da sua produção. A proximidade do porto de Aveiro representa uma alternativa estratégica, que poderá contribuir para a redução de custos e aumento da eficiência logística.

O estudo em curso contempla não só as condições de acessibilidade marítima e operacional do Porto de Aveiro, como também a ligação ferroviária entre Mangualde e o porto, via Linha da Beira Alta. Apesar das melhorias introduzidas com a recente modernização da linha, persistem limitações significativas, como a impossibilidade de circulação de vagões porta-automóveis de duplo piso, devido ao gabarit, e a falta de capacidade para comboios de 750 metros de comprimento.

No sentido de minimizar estas limitações, a Stellantis acordou com a Infraestruturas de Portugal a disponibilização de um espaço junto à estação de Mangualde para o parqueamento de veículos antes do seu transporte ferroviário.

Ainda no âmbito da mesa redonda, foi destacado o empenho da Rodocargo e da Medway na promoção do transporte ferroviário de veículos automóveis, com investimentos no Terminal Logístico Automóvel de Setúbal, na plataforma de Cacia e em ligações piloto ao porto de Leixões. No entanto, questões como a disponibilidade de espaço e a capacidade das infraestruturas continuam a representar desafios relevantes.

Apesar dos atuais constrangimentos, a Stellantis Mangualde mantém-se como uma das unidades mais competitivas do grupo, apostando na inovação, sustentabilidade e otimização da sua cadeia logística.

Partilhe essa Noticia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *